quarta-feira, 2 de outubro de 2013

REFEIÇÕES EQUILIBRADAS PARA OS IDOSOS



As refeições equilibradas para os idosos devem seguir os seguintes itens:
·         Refeições equilibradas em proteínas, vitaminas e sais minerais;
·         Refeições que contenham baixo teor de gorduras;
·         Devem ser ricas em fibras;
·         Ser moderadas na quantidade de sal e açúcar;
·         Ter boa quantidade de líquidos;
·         As refeições equilibradas para os idosos têm que obedecer a um fracionamento das porções (menor volume das refeições/maior número de refeições ao dia);
·         É importante conter alimentos de fácil digestão (sempre bem cozidos e evitar frituras);
·         As refeições equilibradas para os idosos devem apresentar aspecto agradável;
·         Respeitar seus hábitos alimentares desde que esses estejam adequados a alimentação equilibrada.
 Ao planejar as refeições que serão servidas é importante que haja variedade. Observar as propriedades nutritivas, a apresentação dos pratos, a temperatura adequada e a qualidade.

Utilização de alimentos de diversos grupos, nas quantidades necessárias ao organismo.

Alimentos energéticos:
·         Carboidratos – função essencialmente energética.
Fontes: cereais e derivados (arroz, milho, aveia, trigo, centeio); farinhas, fubá, massas alimentícias em geral; feculentos e derivados (batata-inglesa, batata-doce, cará, inhame, mandioca, tapioca etc.); açúcar, mel, doce em pasta, compotas.
·         Lipídios – função fornecer energia, auxiliar na regulação térmica do corpo e no transporte de vitaminas lipossolúveis.
Fontes: de origem vegetal, castanhas, nozes, amendoim, óleos, margarina e outros, e de origem animal, manteiga, creme de leite, banha de porco etc.

Alimentos construtores:
·         Proteínas – função promover o crescimento pela formação de novas células e permitir a conservação dos tecidos pela reposição de células destruídas.
Fontes: proteína animal, ovos, queijos, carnes em geral (boi, porco, aves, peixes, crustáceos, leite etc.; proteína vegetal: soja, feijão, ervilha, grão-de-bico, lentilha.  

Alimentos reguladores:
·         Celulose, vitaminas e sais minerais – função facilitar o trabalho do intestino, regular e proteger o organismo;
Fontes: frutas, verduras e legumes.

Hidratação
A oferta constante de líquidos é fundamental. Os idosos apresentam uma diminuição da quantidade de água corporal total, gerando frequentemente uma desidratação simples, caracterizada por apatia, ressecamento das mucosas etc. Dependendo do grau de debilitação, o idoso é menos sensível à sede, sendo muitas vezes incapaz também de solicitar líquidos.
Fatores de ordem ambiental, como calor excessivo, febre, falta de ar, diabetes descompensado, infecção podem determinar quadros de desidratação extremamente graves.
A quantidade necessária de líquidos varia de caso para caso, a orientação médica determinará o volume total a ser ingerido.
No cálculo do volume total a ser ingerido devem ser levados em conta algumas refeições como sopas, papas, dietas pastosas, líquidos, frutas etc.

A oferta de líquidos deve ser feita em intervalos regulares, por todos os familiares, com muita paciência, em pequenas quantidades e sempre com o idoso sentado para evitar engasgamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário