quinta-feira, 5 de setembro de 2013

VIVA IDADE MADURA



                                                                              

O envelhecimento do ser humano é um processo de desgaste do corpo, depois de atingida a idade adulta.
Viva Idade Madura hoje de modo diferente daquele do início do século XX. Até mesmo os nomes que se designavam para as pessoas da idade madura eram distintos; velho, ancião, senil. Hoje é terceira idade, melhor idade, feliz idade, maturidade, segunda juventude e outros.  
Viva Idade Madura não apenas trocando as palavras, mas também o olhar, observando a transformação da produção e das imagens visuais referentes a essa faixa etária. Verificamos nas fotografias antigas como eram os costumes, os trajes e acessórios da época; ternos, chapéus e bengalas, vestidos recatados e cabelos penteados. O que sobressaía era o recato, o comedimento, a sobriedade, sabedoria, experiência de vida. Hoje viva idade madura  acrescentando a esses valores a importância dessa fase nas suas realizações pessoais, profissionais, nas atividades, na atualização, no acompanhamento das inovações e modismos, como podemos verificar, por exemplo, nas novelas e anúncios comerciais conduzidos para esse segmento da sociedade.  
Finalmente podemos afirmar,  viva idade madura com suas transformações, pois o leque ampliou-se, a maneira de ser e de viver dos idosos na sociedade passa por uma fase nova. Nas últimas décadas verificamos que o envelhecimento populacional é mundial.
No século XX constatou-se que a população estava envelhecendo, esse fato ocorre devido a uma série de questões; aumento na expectativa de vida, diminuição da taxa da natalidade (as famílias estão diminuindo o número de filhos), maior produção e acesso a medicamentos,  a elaboração do Estatuto do Idoso (em 2003) que gerou mudanças na forma de ver e viver o envelhecimento, assim viva idade madura: o reconhecimento, os direitos dessa camada da população e a visibilidade social. A ciência que por meio de pesquisas e a criação de especialidades como; a gerontologia e a geriatria; possibilitam o envelhecimento com dignidade.
Atualmente podemos convidar os adultos que ao aproximarem-se da idade madura, que antes geralmente ficavam confinados dentro de casa; agora viva idade madura, envelhecendo com dignidade de forma mais sadia, que participem e interajam em bailes, clubes de convivência, projetos de universidades abertas, pratiquem atividades físicas, procurem ter uma vida saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário