terça-feira, 3 de setembro de 2013

ATIVIDADES FÍSICAS E LAZER NA MATURIDADE



É importante que a pessoa tenha tempo livre para atividades físicas e lazer na maturidade, que siga orientação médica para avaliação e indicação das atividades mais adequadas.
Além das atividades físicas e lazer na maturidade existem propostas artísticas (a dança, o teatro e a música) e esportivas por meio de uma gama variadíssima de ofertas e atividades sociais (excursões, encontros, reuniões etc.), oportunizam aos idosos um novo redimensionamento e sentido na vida.
As atividades físicas e lazer na maturidade podem contribuir para o desenvolvimento social e pessoal dos indivíduos. São propostas que possibilita um aprendizado, um estímulo à iniciação. "Isso faz com que a passagem de níveis menos elaborados, simples, para níveis mais elaborados, complexos, com o enriquecimento do espírito crítico, na prática e na observação" (Marcellino, 1987).
As diversas atividades físicas e lazer na maturidade constituem uma necessidade à prevenção e manutenção da saúde, não apenas da perspectiva biológica. As atividades físicas e lazer na maturidade são atualmente entendidos como de grande relevância para a manutenção e restabelecimento do equilíbrio biológico, psicológico e social constantemente ameaçado pelas agressões da vida moderna. A ação psicofísica dessas atividades físicas e lazer na maturidade procuram alcançar a totalidade do ser humano através de uma terapêutica ativa do movimento físico, possibilitando a reeducação dos movimentos e, consequentemente, interferindo positivamente no processo de envelhecimento.
As atividades físicas e lazer na maturidade, entre todas as terapias elaboradas com o objetivo de preservar a saúde do homem, são as mais naturais, mais higiênicas e, por conseguinte, as menos custosas. A vantagem é que podem ser aplicadas em todos os estágios da vida, desde que se adapte devidamente às possibilidades e aos limites de cada um (Lorda Paz, 1990).
Essas propostas de atividades físicas e lazer na maturidade; "propiciam força, resistência, velocidade e flexibilidade. Geram destrezas e cuidam do desenvolvimento das grandes funções, em especial a cardiovascular e pulmonar" (Silva, 1982).
As atividades físicas e lazer na maturidade beneficiam o corpo físico, a mente, melhorando o estado psicológico favorecendo as relações sociais.
As atividades físicas e lazer na maturidade contribuem para a construção ou reconstrução de um corpo que não é mais robotizado, que apenas repete movimentos. Agora um corpo que seja consciente do movimento, do repouso, do lazer, como direitos da cidadania a serem vivenciados com aprendizagem permanente, criativa e prazerosa  levando a busca plena da autonomia e da autogestão.
Podemos afirmar que a prática das atividades físicas e lazer na maturidade privilegia a educação. “É um estímulo a iniciação que conduz a conteúdos culturais, que possibilitam a passagem de níveis menos elaborados para níveis mais elaborados, procurando superar o conformismo pela criticidade e criatividade". (Ibid, 1996).
O sociólogo Renato Requixa (1977) considera que se pode educar pela prática do lazer, como também reconhece a importância de se educar para o lazer.
As atividades físicas e lazer na maturidade podem ser compostos de:
Ginástica; Dança; Jogos Adaptados; Tai chi chuan; Atividades aquáticas (hidroginástica, natação e recreação no meio líquido).

                          
Fontes:
·         Como Cuidar dos Idosos – Rosalina A.P. Rodrigues, Maria José D.Diogo  -  orgs. Papirus/ Coleção VIVAIDADE – 1996
·         Cartografias do envelhecimento na contemporaneidade velhice e terceira idade - Mariele Rodrigues Correa (2009)
·         Atividade Física no Processo de Envelhecimento / Ernesto Marquez Filhos


                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário